Sistemas
Na A23 Beira Interior dispomos de um controlo e gestão do tráfego em tempo real através dos equipamentos telemáticos instalados ao longo da nossa infraestrutra.
É através dos sistemas de Telemática rodoviária que apoiam toda a área de operação da empresa na deteção rápida de incidências na via entre os quais acidentes, animais, objetos ou veículos parados que poderão colocar em perigo o normal fluxo do tráfego e a segurança dos utentes.
Através do Centro de Controlo de Tráfego são operados equipamentos tais como Câmaras de Videovigilância, Estações Meteorológicas, Postos de telefones SOS ou Painéis de Mensagem Variável (PMV) que são imprescindíveis para a deteção e comunicação de incidências na via, onde o tempo de resposta na deteção é imprescindível e pode salvar vidas.
O Centro de Controlo de Tráfego opera 24 horas por dia, todos os dias do ano, de forma a estar em contínua monitorização da estrada. Desta forma podemos assegurar que qualquer incidência é detetada a tempo, garantido assim a máxima segurança aos nossos utentes, apoiando-se fortemente em todos os sistemas de telemática.
Sempre que é detetada uma incidência o Centro de Controlo de Tráfego tenta difundi-la o mais rapidamente possível a todos os utentes que circulam na via de forma a que estejam informados e possam circular com precaução adequando a sua condução ao estado da via. Neste caso são utilizadas mensagens nos PMV.
Durante o período invernal as estações meteorologias espalhas ao longo da nossa infraestrutura permitem uma correta aferição das condições de formação de gelo. Tornam-se num sistema poderoso para as equipas de manutenção invernal na definição das zonas de tratamento preventivo com sal.
Para a correta manutenção de todos os equipamentos e para que estes tenham sempre taxas de disponibilidade elevadíssimas, na Globalvia Transmontana dispomos de uma equipa de manutenção que é responsável por manter todos os equipamentos, realizando-se assim trabalhos de manutenção preventiva e ainda de manutenção corretiva sempre que é necessário.
SISTEMAS EM NÚMEROS
Ao longo de toda a concessão existem
210
Postos SOS
Ao longo da Auto-Estrada
115
CFTV
CFTV – Circuito Fechado de Televisão com monitorização exclusiva do nosso Centro de Controlo em prol da segurança dos nossos utilizadores
29
PMVs
Painéis de Mensagem Variável utilizados na gestão do tráfego através de informações úteis aos condutores.
3
Estações Metereológicas
Estações fixas de medição de dados meteorológicos e atmosféricos em tempo real, que fornece dados sobre vento, temperatura do ar e pavimento, pluviosidade e formação de gelo.
SEGURANÇA RODOVIÁRIA
Todos os dias viajam connosco inúmeros utentes aos quais pretendemos criar uma boa experiência de viagem e, sobretudo, que seja feita em segurança.